Workshop – Meeting Traders – Exportação e Importação

EXCLUSIVO PARA SUA ORGANIZAÇÃO

PRESENCIAL OU VIA ZOOM

IDIOMAS: PORTUGUÊS OU INGLÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

(01) Introdução: Compras e Vendas Internacionais de bens e serviços- Análise dos principais riscos. Novas regras para empresas sobre prevenção e combate à lavagem. Restrições internacionais às Pessoas, países e bandeiras-rota de transporte. Principais pontos referentes à posição da ICC através do “Paper ICC Standards for sustainable trade and trade finance”.

(02) O Contrato Mercantil de Compra e Venda Internacional. Principais cláusulas. Regras internacionais,  Discussão sobre formatos e autenticidade  e a nova Brochura da ICC- Paris URDTT- Uniform Rules for Digital Trade Transactions.

(03) Uma visão prática da utilização dos Incoterms 2020.

(04) Análise prévia de futuras despesas, custos e seguros: Demurrage, Laytime e Layday. Seguros envolvidos nas transações de compra e venda internacional.

(05) Riscos de Pagamento: Pagamento Antecipado, Cobrança bancária internacional, Cobrança direta entre exportador e Banco no exterior, Carta de Crédito, Carta de Crédito Standby, Garantia de Demanda e Garantia Standby.

(06) Documentos de suporte nas transações de exportação e importação: Uma visão exclusiva para Traders: Fatura Pro Forma, Pedido de Compra, Fatura Comercial, Documento de Transporte, Certificado de Seguro, Certificado de Origem, Listas de Embalagem e de Peso, Romaneio, Certificados emitidos pelo exportador e Certificados emitidos por terceiros.

(07) Breve Visão com recomendação dos pontos relevantes para Traders:

– Portal de Comércio Exterior, Cadastro, Licenças e Registros de Exportação e Importação. Procedimentos administrativos, Sistema de Cotas e Similaridade.

– Regras específicas, Regimes aduaneiros e Fiscais: Desembaraço Aduaneiro, Drawback, Admissão Temporária, Trânsito aduaneiro, Entreposto Aduaneiro, OEA e ZPE.

– Mercado de Câmbio no Brasil, Fechamento de Câmbio, Aspectos fiscais, Financiamentos e Trade Finance incluindo Forfaiting.

(08) Dúvidas dos participantes e debate.

NOTAS IMPORTANTES:

(01) O nosso objetivo principal deverá ser a sintonização do foco e dos principais desafios, avaliar as ideias, sugestões e encontrar caminhos práticos para execução e solução de problemas.

Por consequência, nossos workshops devem ser eminentemente práticos respondendo diretamente todas as questões dos participantes, e desta forma fomentar a participação ativa de todos.

(02) Caso haja seu interesse, para formularmos uma Proposta é de praxe agendarmos, de comum acordo, uma breve reunião via ZOOM com o objetivo de conversarmos a respeito do programa, nível do pessoal, número de participantes, carga horária e detalhes que possam melhor atender as suas necessidades.

Sugerimos ainda que participem desta reunião, além do solicitante, outros participantes, como exemplo, da área de Treinamento para que tenhamos conhecimento prévio de suas regras a respeito de concordância da Proposta, emissão de Nota fiscal, melhores datas e horários do evento, etc…

Ficaremos a sua disposição para agendar a citada reunião. Neste sentido, se for o caso, por favor nos informe seu telefone para que possamos manter contato sobre a data e horário e nomes dos participantes para enviarmos  os convites (links) da reunião ZOOM.

(03) INSTRUTOR:  Prof. A. M. Nicoletti, além de sua larga experiência na área de câmbio, comércio exterior e trade finance, foi o representante oficial do Brasil junto a ICC Paris para as novas regras internacionais de Cartas de Crédito e Garantias Internacionais. Está autorizado pelo The London Institute of Banking & Finance a recertificar os especialistas em créditos documentários.

Mais informações: marcia@nicolettiassociados.com.br