Workshop Novas regras cambiais e operações internacionais incluindo Compliance

PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E EMPRESAS

PRESENCIAL – “IN COMPANY”

IDIOMAS: PORTUGUÊS OU INGLÊS

Conteúdo Programático:  

I- Introdução: As principais mudanças no mercado de Câmbio, nas operações de comércio exterior, remessas financeiras e operações de trade finance, conforme edital Bacen, e a preparação de empresas e Bancos para as novas regras a serem emitidas que entram em vigor a partir de 31/12/2022.

II- Formação de Grupos de Trabalho que envolvam no mínimo as áreas de Câmbio, Internacional, Jurídica, Controles Internos, Compliance e PCLD:

(01) Avaliação interna: produtos X funcionários X estrutura organizacional X controles atuais.

(02) Empresa-cliente: Cadastro, Identificação, Qualificação e Restrições (de PF, PJ, instituições internacionais e países).

(03) Classificação das operações de câmbio de acordo com os novos limites: as responsabilidades da empresa na qualidade de cliente e do Banco e as novas regras para suporte técnico dos Bancos às empresas e seus riscos.

(04) Documentos de Suporte: Processo lícito, informações sobre os negócios e documentos, partes legítimas das operações e informações ao Banco Central do Brasil. Identificação prévia de documentos antes do fechamento da operação de câmbio.

(05) A substituição do tradicional contrato de câmbio para contrato de livre formato: direitos, obrigações, novas cláusulas e riscos.

(06) Os casos de intervenção do Compliance nas transações acima e as regras destinadas a PCLD e restrições incluindo as contas-correntes em moeda estrangeira no exterior e as contas de não-residentes no Brasil. Identificação de operações suspeitas: Exportação, Importação, Remessas Financeiras, Financiamentos, Investimentos, Movimento de contas correntes no exterior e no Brasil (não residentes), instrumentos de trade finance e operações de câmbio.

(07) As Instruções internas de compliance nas Empresas e Bancos para as operações de crédito, financiamentos e aplicações no exterior. Como ficam as operações de Trade Finance- Cartas de Crédito e Garantias Internacionais. Uma breve visão dos impactos nos financiamentos e nos contratos de câmbio quanto aos riscos de proteção de dados, open banking, PRSAC e principais pontos referentes à posição da ICC através do “Paper ICC Standards for sustainable trade and trade finance”.

(08) Questões dos participantes.

(09) Conclusão do instrutor: visão geral do evento, controles – Manuais, monitoramento e avaliação de riscos.

IMPORTANTE:

(01) O nosso objetivo principal deverá ser a sintonização do foco e dos principais desafios, avaliar as ideias, sugestões e encontrar caminhos práticos para execução e solução de problemas.

Por consequência, nossos workshops devem ser eminentemente práticos respondendo diretamente todas as questões dos participantes, e desta forma fomentar a participação ativa de todos.

(02) Caso haja seu interesse, para formularmos uma Proposta é de praxe agendarmos, de comum acordo, uma breve reunião via ZOOM com o objetivo de conversarmos a respeito do programa, nível do pessoal, número de participantes, carga horária e detalhes que possam melhor atender as suas necessidades.  

Sugerimos ainda que participem desta reunião, além do solicitante, outros participantes, como exemplo, da área de Treinamento para que tenhamos conhecimento prévio de suas regras a respeito de concordância da Proposta, emissão de Nota fiscal, melhores datas e horários do evento, etc…

Ficaremos a sua disposição para agendar a citada reunião. Neste sentido, se for o caso, por favor nos informe seu telefone para que possamos manter contato sobre a data e horário e nomes dos participantes para enviarmos  os convites (links) da reunião ZOOM. 

INSTRUTOR:  Prof. A. M. Nicolettialém de sua larga  experiência na área de câmbio, comércio exterior e trade finance, foi o representante oficial do Brasil junto a ICC Paris para as novas regras internacionais de Cartas de Crédito e Garantias Internacionais. Está autorizado pelo The London Institute of Banking & Finance a recertificar os especialistas em créditos documentários.

Mais informações: marcia@nicolettiassociados.com.br