Workshop – Meeting Câmbio e Comércio Exterior para empresas de meios de pagamentos e Fintechs

EXCLUSIVO PARA SUA ORGANIZAÇÃO

PRESENCIAL OU VIA ZOOM

IDIOMAS: PORTUGUÊS OU INGLÊS

Conteúdo Programático:

(01) Introdução: Uma visão geral do atual mercado de câmbio no Brasil, comércio exterior e a respeito de Autorizações e Registros: Siscomex, RDE, ROF, DUE e DUIMP.

(02) Cadastro de clientes X novas regras em função da lei geral de proteção de dados e novas regras de Compliance/PCLD X PRSAC.

(03) Classificação de operações cambiais e documentos de suporte. O mercado de câmbio eFX.

(04) Contratos de Câmbio e Posição de Câmbio: Câmbio pronto e futuro e ajustes contratuais.

(05) Aspectos fiscais das operações de câmbio: IR e IOF.

(06) Remessas Financeiras do exterior e Remessas Financeiras para o exterior. Aplicações financeiras e investimentos estrangeiros no Brasil e de brasileiros no exterior.

(07) Importação e Exportação. Breve visão dos instrumentos de Trade Finance.

(08) Operações de Remittance e Câmbio para PF e PJ: Câmbio Turismo e Ordens de Pagamento do exterior e Ordens de Pagamento para o exterior. Operações destinadas a atender Gastos Pessoais em viagens internacionais e outras remessas. As modalidades de Transferências Unilaterais Correntes e Transferências de Recursos.

(09) As operações cambiais e permitidas pelas instituições de pagamentos.

(10) Cartões de uso internacional: compras no exterior e vendas para o exterior.

(11) Procedimentos fundamentais para a entrada no Brasil e a saída do Brasil de bens e serviços de PF e PJ.

(12) Contas correntes no exterior de PF e PJ residentes e contas correntes no Brasil de não residentes. As contas de pagamento pré-pagas em reais tituladas por residentes no exterior.

(13) Acompanhamento das operações, Controles, Compliance, Monitoramento e PCLD.

(14) Desenvolvimento de novos produtos e amparo legal atual.

(15) Projeto de Lei: Novo mercado de câmbio.

(16) Dúvidas dos participantes e debate.

NOTAS IMPORTANTES:

(01) O nosso objetivo principal deverá ser a sintonização do foco e dos principais desafios, avaliar as ideias, sugestões e encontrar caminhos práticos para execução e solução de problemas.

Por consequência, nossos workshops devem ser eminentemente práticos respondendo diretamente todas as questões dos participantes, e desta forma fomentar a participação ativa de todos.

(02) Caso haja seu interesse, para formularmos uma Proposta é de praxe agendarmos, de comum acordo, uma breve reunião via ZOOM com o objetivo de conversarmos a respeito do programa, nível do pessoal, número de participantes, carga horária e detalhes que possam melhor atender as suas necessidades.

Sugerimos ainda que participem desta reunião, além do solicitante, outros participantes, como exemplo, da área de Treinamento para que tenhamos conhecimento prévio de suas regras a respeito de concordância da Proposta, emissão de Nota fiscal, melhores datas e horários do evento, etc…

Ficaremos a sua disposição para agendar a citada reunião. Neste sentido, se for o caso, por favor nos informe seu telefone para que possamos manter contato sobre a data e horário e nomes dos participantes para enviarmos  os convites (links) da reunião ZOOM.

(03) INSTRUTOR:  Prof. A. M. Nicoletti, além de sua larga experiência na área de câmbio, comércio exterior e trade finance, foi o representante oficial do Brasil junto a ICC Paris para as novas regras internacionais de Cartas de Crédito e Garantias Internacionais. Está autorizado pelo The London Institute of Banking & Finance a recertificar os especialistas em créditos documentários.

Mais informações: marcia@nicolettiassociados.com.br