Consultoria

• Emissão de Manuais de Controles Internos, Monitoramento e PCLD Exclusivos para a área de câmbio, transferências internacionais de reais, comércio exterior e trade finance

Público de interesse:

– Instituições Financeiras;
– Corretoras de Câmbio;
– Instituições de Pagamento e empresas de “Remittances”;
– empresas exportadoras, importadoras e/ou que utilizam operações cambiais ou de transferências internacionais de reais.

Conteúdo mínimo do Manual:

Principais procedimentos e responsabilidades envolvidas em cada produto, inclusão dos riscos, indicação do tipo de risco por item, Monitoramento, instruções para PCLD e legislação.

O Manual é exclusivo para atender às necessidades de cada cliente e
considera:

– sua estrutura organizacional;
– número de funcionários;
– áreas envolvidas e relacionamento interno;
– os produtos de interesse e
– orientação da área geral de “Compliance” e/ou Controles Internos.

Serviços Adicionais:

– O Manual é atualizado a medida que ocorram as alterações legais de cada produto e também atualizado a pedido do cliente devido às mudanças internas que ocorrem normalmente durante as suas atividades.
– No período de emissão do Manual e posteriormente, no período de atualização, a Nicoletti Associados oferece consultoria de “pronta resposta” a dúvidas e questões pertinentes ao Manual e para operações de câmbio, comércio exterior e “ Trade Finance”, de uma forma geral.

Estamos à sua disposição para mais informações adicionais.

Em caso de interesse, agende conosco uma reunião, via e-mail com sugestão de data e horário. As reuniões são realizadas via plataforma Zoom.

——————————————————————————————————————–

•  A Nicoletti Associados poderá auxiliar as instituições financeiras e empresas interessadas, na estrutura de projetos SandBox- Regulatório,  para inscrição junto ao Banco Central do Brasil referente às “Soluções para o mercado de câmbio”. Além da consultoria estamos realizando “cursos in company” nesta área, Compliance e Trade Finance.

——————————————————————————————————————–

• A Nicoletti Associados realiza reuniões mensais “In Company”, emite Pareceres Técnicos e realiza projetos de consultoria atendendo às necessidades específicas dos seus clientes, sejam instituições financeiras ou empresas. Para os clientes de consultoria fornecemos Boletins Eletrônicos citando todas as mudanças ocorridas na legislação e também divulgamos assuntos sobre câmbio, comércio exterior e trade finance sempre destacando os pontos mais relevantes.
  • Devido a situação atual estamos atendendo via “on line” através da plataforma zoom  nos idiomas Português ou Inglês.

Atuamos com os seguintes temas:

• O impacto da COVID nas transações de trade finance e análise dos “Papers Internacionais” a respeito. Segurança atual dos instrumentos de Trade Finance.

• Cláusulas contratuais, garantias e Incoterms. Os problemas atuais com inadimplência, riscos de força maior, as justificativas em função da pandemia, a validade dos instrumentos (Fatura, Pedidos de Compra, Cartas de crédito, Garantias e Stand-by) e comissões de agente. Análise de “Papers Internacionais” sobre os contratos.

• Operações de câmbio, inadimplência, liquidação, cancelamento e aspectos fiscais. Os novos prazos para exportação e importação.

• Exportação, Importação e seus financiamentos, ajustes e prorrogações. As novas regras sobre a origem dos recursos.

• “Position Papers” recentemente emitidos no exterior a respeito de instrumentos como Stand-by, Garantias e Cartas de Crédito.

• Análise de documentos de embarque de bens e serviços.

• Desconto de recebíveis de exportação, importação e cessões.

• Remessas financeiras do exterior e/ou investimento estrangeiro no Brasil. Aspectos cambiais e fiscais. Análise de decisões recentes da SRFB.

• Remessas financeiras para o exterior e/ou investimento brasileiro no exterior. Aspectos cambiais e fiscais. Análise de decisões recentes da SRFB.

• Contas-correntes de residentes no exterior e de não residentes no Brasil incluindo disponibilidades e/ou conta corrente de exportador.

• Procedimentos e emissão de instruções normativas internas de Compliance, PCLD e monitoramento das operações.

Mais informações: Entrar em contato via e-mail: marcia@nicolettiassociados.com.br  ou no “fale conosco”.